A exposição “O Legado de um Cravo”, apresentada pela Freguesia de Portimão, evoca os 50 Anos do 25 de Abril e estará patente ao publico, nesta nossa zona ribeirinha, entre os dias 8 e 23 de junho.
A Revolução de 25 de Abril de 1974, um dos momentos mais altos da história contemporânea de Portugal, abriu aos portugueses as portas da liberdade e da democracia, da livre expressão sem amarras, medos ou sobressaltos.
As canções “E Depois do Adeus” de Paulo de Carvalho e “Grândola Vila Morena” de José Afonso, foram as senhas emitidas pela rádio, como sinal de que as operações militares estavam em marcha e eram irreversíveis.
Um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe de Estado que, em menos de 24 horas, derrubou a ditadura, que dominava Portugal há mais de quatro décadas, e mudou, decisivamente, o rumo da história nacional.
Esta ação militar foi executada pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), com forte apoio popular.
Em Portimão, assim como em todo o País, a revolução foi recebida com alegria. O povo saiu à rua, gritou pela liberdade e festejou o fim de uma ditadura que separou famílias, uns foram presos, outros obrigados a “emigrar” e muitos assassinados. Nas instalações da PIDE local as armas foram confiscadas e os documentos recolhidos.
25 de Abril, Sempre!